quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ontem experienciei que a arte não é tão importante pela interpretação do seu autor como pela que que faz quem a vê, ouve ou lê. Fazemos quadros, sinfonias ou livros da nossa vida, a partir de quadros, livros ou sinfonias que outros criaram.

Será que também é assim nas conversas que temos uns com os outros? Nas impressões que trocamos? Nos conselhos que pedimos e damos?
Se assim é: desaparece a ideia de emissor e receptor, transformando-se este em emissor do que ele próprio recepciona. E o que vem de fora mais não é do que estímulo ou energia para que digamos a nós o que nos queremos dizer. Assim como o vento que não mói a farinha nem navega no mar. Assim como as pilhas num rádio que não falam nem cantam.

3 comentários:

  1. Muito bem pensado e escrito.
    Há que ser humilde na aprendizagem e saber ouvir os mestres, mas não devemos nunca descurar o nosso próprio saber interior, aquele que vem de eras passadas e que chegou até nós por via de milénios de evolução.
    Pressionados por tanta formatação exterior, não é fácil, porém, ao indivíduo encontrar e libertar em si esse conhecimento.
    Deste modo, fazer jus à máxima de que "o mais interessante numa discussão não é tanto o descobrir a opinião do outro quanto a nossa própria opinião", pode não ser uma acção tão egoísta assim.

    ResponderEliminar
  2. ... aqui cheguei pela mão de uma peruana - Yvonne Ydrogo - imagine-se!
    Mas o importante é que cheguei...

    ResponderEliminar