quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A AGENDA NEOLIBERAL DE ANTONIO COSTA


Se o mundo da finança está tão tranquilo, tudo continuará na mesma. Os economistas do PS estiveram ao telefone com as agências e também António Costa já tem uma agenda neoliberal. A social-democracia segue dentro de momentos…

A Schroders deu-se à despesa de financiar uma deslocação do “Jornal de Negócios” a Londres, para entrevistar Azad Zangana, seu economista chefe. Não estou a criticar o referido jornal, que assumiu transparentemente a situação; apenas tento perceber o objetivo deste convite, para mais feito por uma empresa que entende melhor do que ninguém o significado da palavra “investimento”.

A ideia que Zangana quis passar resume-se em poucas frases: Que não vê problema num governo do Partido Socialista mesmo apoiado pelos partidos à sua esquerda e que o PS já governou antes e as pessoas viveram felizes e contentes.

Alguns amigos socialistas e apoiantes da solução parlamentar que António Costa negociou, apressaram-se a colocar a respetiva ligação nas redes sociais, resplandecendo também eles de felicidade e alegria: Afinal os investidores não estariam assustados.

Esta alegria é a minha tristeza. Significa que nada vai, afinal, mudar.

Em primeiro lugar é preciso que se note qual é o tipo de investidor que serve uma entidade como a Schroders. Não se trata do industrial, do pequeno empresário ou do empreendedor inovador. Quando falam em “investidor”, referem-se ao financeiro especulador que, em vez de criar riqueza, destrói valor. Esse mesmo que depois de guardar para si os ganhos, põe a sociedade a pagar as suas aventuras especulativas.

Acredito que a generalidade dos que não aceitamos a visão neoliberal que nos tem governado, não somos contra o modelo económico assente na iniciativa privada, mas sim a favor duma opção política assente na defesa do trabalho e da função redistribuidora do Estado. Qualquer confusão entre isto e o alerta de que vamos regressar ao PREC, ou de que há uma perigosa agenda leninista, não passa de propaganda.

Estamos num confronto, sim, mas entre a parcela da riqueza gerada que remunera o trabalho e aquela que remunera o capital. Trabalho e capital são duas componentes importantes, não tenho qualquer preconceito contra este último e reconheço-lhe o papel. Mas a questão é essa: ambos são importantes e ambos devem partilhar de igual maneira os bons e os maus momentos da economia.  

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, a riqueza criada em Portugal entre 2010 e 2014 teve uma quebra de 4,5%, enquanto a massa salarial desceu 10%. Simultaneamente, o volume destinado ao capital aumentou quase 6% .

Nada disto é novo. Desde o seculo XIX sabemos que o trabalho não consegue competir com o capital quando este é deixado em completa liberdade.

Durante as eleições e no período pós-eleitoral, aquilo que esteve em confronto não foi o modelo económico do país, mas apenas uma maior preponderância da finança, representada pela coligação, e uma maior representação do trabalho, no programa do Partido Socialista. Nenhuma das soluções punha ou põe em causa a iniciativa privada ou a economia de mercado, apesar dos fantasmas que andam por aí a ser levantados.

Não sou liberal e defendo uma política pública assente na evolução que tivemos depois da segunda guerra mundial. Para mim, os governos têm um papel na redistribuição e na garantia da coesão social. É por isso que esta alegria da Schroeders é uma péssima notícia e não percebo como pode ser aplaudida por aqueles que andaram 4 anos a queixar-se da quebra de salários e de reformas… Se o mundo da finança está tão tranquilo, tudo continuará na mesma. Os economistas do PS estiveram ao telefone com as agências e também António Costa já tem uma agenda neoliberal. A social-democracia segue dentro de momentos…


Luís Novais



Foto: DasWortgewand

Sem comentários:

Enviar um comentário