No fundo somos todos como aquele Poema em Linha Reta: tantas vezes reles,
tantas porcos, tantas vis, irresponsavelmente parasitas, indesculpavelmente
sujos. Mas esperando que um qualquer autor crie personagens capazes de dar
transcendente heroísmo à porcaria, vileza, parasitismo e sujidade… e não, os de
Agustina não nos fazem esse favor, são gente, apenas gente como a gente que os
lê, são tudo isso, mas sem sublime e, sem sublime, já não justificam o crime, o
nosso: Não nos servem, servem-se de nós.
Viajou Agustina 96 anos de vida muito vivida. Tenho de memória pelo menos três dos seus livros: Os Meninos de Ouro, A Ronda da Noite e A Sibila.
Os dois primeiros há muito tempo, o último recentemente lido, chegado comigo na
mala de livros trazida para o Peru na última viagem de regresso a Portugal,
afirmação necessariamente polissémica.
Tenho uma relação
angustiada com os seus livros, perturbam-me pela dificuldade de não conseguir marcar
de onde vêm e aonde vão. Cronos é o grande aliado de qualquer leitor:
integra-nos as letras transformadas em palavras, as palavras em frases, as
frases em textos, livros. Navegar a obra é preciso, seja “preciso” necessária
necessidade ou precisa precisão, e esta última faz-se com mapeio, integrando-a num
espaço e num tempo, percebendo onde está, vinda de onde e o que anuncia. A
estes portulanos chamamos correntes literárias, também elas uma essência talvez
procedente da existência, mas que nos dá segurança, permite-nos um sentimento percebido
daquilo que lemos, racionalizada emoção, não fôramos filhos de Atenas.
Dizemos que este é
romântico, aquele realista, outro naturalista, aqueloutro modernista ou até mesmo pós-moderno. Normalmente nenhum é
puro, todos são algo antecipando ou chegando de outro algo. Não os deixamos
ser, transformamo-los no que deles fazemos, no conforto de não aceitar a espontaneidade
da história, do mundo, do drama de ser humano. E assim nos sentimos refugiados
do caos, artificialmente seguros.
Sei ser essa é a raiz da
minha angústia de Agustina. Agustina aparece-me de geração espontânea, é difícil,
se não impossível, dizer com quem foi e quem com ela seguirá, exceto que chega consigo
e consigo se vai. Qual a sua corrente literária? A que círculo pertenceria? Que
influências lhe encontramos? Que fenómenos socio-literários?... não sei de
angustiado não saber, logo a mim que tenho a cronologia, o tempo, como matriz
de pensamento.
Depois há aqueles
não-personagens… não, não falo de um qualquer anti-personagem que esse precisamente
por “anti” é exagerado e por exagerado personagem. No caso de Agustina são ser
e não ser, são vida doce e brutal, saem de tugúrios sem qualquer das convenções
que permitem ser vivido nas páginas duma obra. Contraditórios, mas de contraditórios
estão os livros cheios; normais, mas gente normal é precisamente aquela de quem
por anti-personagem se diz ser personagem. Os de Agustina são sem heroísmo, não
se deixam à nossa paixão porque numa página nobres, noutra vilãos, mas sem
exageros, tal qual a gente que somos. Exagero é loucura e a loucura é o que
dela fazemos, mas sempre e sempre para-humana. E afinal não é isso a vida? Não somos
isso cada um? Não tentamos eternamente superar essa inerente mediocridade? Não
estamos umas vezes além do bem e outras aquém do mal?
Talvez por isso Agustina
inquieta. Nos seus livros existem pessoas, sem artifícios literários, sem
exageros estilísticos, pessoas, apenas pessoas, nem heróis nem anti-heróis.
Acostumados que estamos desde Homero a seres simultaneamente bons e maus, amantes e cruéis,
de braços a Penélope e de espada aos pretendentes, de beijos e sangue, esperamos
desses ficcionados seres que sejam capazes de superar-se e superando-se nos
superaram. Podem ser imperfeitos, mas superando, bons e maus, superando, cruéis,
superando, amantes, superando. E superando superam essa vida nossa tão
rasteiramente vivida.
No fundo somos todos como
aquele Poema em Linha Reta: tantas
vezes reles, tantas porcos, tantas vis, irresponsavelmente parasitas,
indesculpavelmente sujos. Mas esperando que um qualquer autor crie personagens que possam dar transcendente heroísmo à porcaria, vileza, parasitismo e sujidade… e
não, os de Agustina não nos fazem esse favor, são gente, apenas gente como a
gente que os lê, são tudo isso, mas sem sublime e, sem sublime, já não
justificam o crime, o nosso: Não nos servem, servem-se de nós.
Morreu Agustina,
inquietude à sua alma, a que não nos serviu mas de nós foi servida.
Luís Novais
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